Sangatsu no Lion Second Season, March Comes In Like A Lion 2nd Season, 3月のライオン 第2シリーズ


Gêneros: Drama, Jogos, Seinen, Vida Cotidiana
Episódios: 22
Status Atual: Completo
Autor: Chika Umino
Estúdio: Shaft
Tipo: Legendado
Ano: 2017
Temporada: Outono
Classificação: 14 anos

Nota: star 8.99 (690763 votos)

Aberturas: #1: "Flag wo Tatero (????????)" - YUKI
#2: "Haru ga Kite Bokura (???????)" - UNISON SQUARE GARDEN
Encerramentos: #1: "Kafune (???)" - Brian the Sun
#2: "I AM STANDING" - RUANN

Tags:  

Estatísticas do Anime:

Pausaram
Assistiram
Assistindo
Pretendem Assistir
Desistiram

Personagens:




3-gatsu no Lion 2nd Season

Segunda temporada de 3-gatsu no Lion.

star Rank #14 Mais Votado
favorite Rank #1120 Mais Popular

Sangatsu no Lion (slice of life, drama, psicológico) conta a história de Kiriyama Rei, jogador profissional de shogi.

O anime foca na vida de Kiriyiama, mostrando como ele lida com as exigência de um profissional ao mesmo tempo em que enfrenta questões difíceis em sua vida pessoal. Após perder os pais muito cedo, ainda criança, Kiriyama é adotado por Kouda Masachida, um jogador de shogi profissional e amigo de seu pai. É aí que ele conhece o jogo. Masachida acaba vendo em Kiriyama grande potencial para desenvolver estratégias no shogi. Por conta de conflitos dentro de sua família adotiva, Kiriyama sai de casa já por volta dos 17 anos e passa a morar sozinho em um apartamento.

Nessa altura, ele já havia se tornado profissional do jogo, frequentando o clube dos jogadores. Há um sistema de promoções e rebaixamentos, nos quais e preciso jogar muitas partidas e vencê-las para conseguir "subir de divisão" e melhorar os ganhos. Disso que é que Kiriyama tira seu sustento. Há casos mostrados, como o do próprio Kiriyama, conseguindo ainda muito jovem chegar em uma divisão considerada difícil, ou de outros jogadores que há muito tempo não conseguem melhor sua colocação.

Em determinada noite, depois de sair com alguns amigos do clube de shogi, o protagonista acaba se embriagando demasiadamente, tendo dificuldades na volta para casa. Nessa volta, o Kiriyama conhece Kawamoto Araki, uma bela jovem que o ajuda, levando-o à sua casa. Local que se torna bastante frequentado por Kiriyama no decorrer do anime.

Os personagens que mais se destacam são:

  • a família Kawamoto no geral, com Akari sendo a mais velha e mais próxima a uma figura materna da casa - seus pais também já haviam falecido -, aparecendo na maioria das vezes de avental cuidando das tarefas domésticas e trabalhando em um bar à noite; Hinata, irmã do meio que possui um modo mais infantil de ver as coisas, embora seja também bastante responsávelna segunda temporada; Momo, caçula que possui cerca de três anos apenas e que tem certa estima por Kiriyama; Someiji, avô materno das três e que possui uma venda na qual tira parte do sustento da família, somada ao que Akari ganha no trabalho;
  • Harunobu Nikaidou, de saúde frágil, e que se considera rival de Kiriyama, mas também um das pessoas mais próximas a ele. É também um alívio cômico em algumas situações;Kai Shimada, jogador mais experiente e admirado por Kiriyama, tornando-se seu mentor em determinada parte do anime;
  • Gotou Masamuune, jogador também experiente, mas que possui uma relação amorosa com Kyouko, filha de Kouda Masachida e irmã adotiva do protagonista. Kiriyama sempre se irrita ao vê-lo, talvez por ciúmes ou por não concordar com o modo como Gotou trata Kyouko, tendo sindo agredido uma vez por ele;
  • Kyouko por sua vez, tem uma personalidade forte, contrastando com a instabilidade emocional e falta de confiança de Kiriyama. Em alguns momentos, percebe-se que Kiriyama possui certa estima pela garota, confundindo com um interesse amoroso, apesar de não ficar claro em momento algum. Ayumu, irmão mais novo de Kyouko não aparece muito no anime, mas também não consegue atender aos anseios do pai que queria tornar seus filhos jogadores de shogi. A mãe dos dois aparece pouco na obra, mas no final surge durante uma visita de Kiriyama;
  • na escola, apesar de ser um lugar que não agrada muito, Rei tem bastante contato com o professor Takashi Hayashida que o orienta e com o clube de ciências.


Opinião

O anime possui muitos elementos de destaque, colocando-o como um dos melhores animes dos últimos tempos do gênero drama. Pode-se falar em uma possível lentidão ou demora no desenvolvimento do enredo. Entretanto, isso acaba sendo necessário pelo próprio ritmo da obra, deixando sempre a impressão de que estamos vendo as coisas pelo olhar do protagonista.

Nesse sentido, o ritmo se justifica pela própria construção psicológica do personagem, que aliás, se desenvolve bem no decorrer dos episódios, se mostrando sem confiança no início, com sintomas de depressão e com receio diante das exigências de um jogador profissional, principalmente na primeira temporada, e com mais segurança em algumas atitudes e decisões na segunda, inclusive ajudando a quem passa por problemas e dando rumo a algumas pendências na vida pessoal.

A animação dos estúdio Shaft é admirável, por conseguir retratar com fluidez as cenas, com destaque para as imersões que Kiriyama faz à sua mente. A trilha é impecável, já que consegue transmitir, junto à animação, parte dos sentimentos postos na cena.

Com relação às aberturas e encerramentos, se destaca "I Am Standing", de Ruann 2º, encerramento da 2ª temporada. Ela representa bem o que foi o anime, tudo em preto e braco com a água (ideia de instabilidade, fluidez, falta de sustentação quando não se está em algo que defina suas formas) - sempre presente nas incursões mentais de Kiriyama - e a opacidade dos óculos no início representando as pressões e a tentativa de fuga dele de si próprio não tendo confiança suficiente para se mostrar aos outros. Os pássaros são o começo da libertação, contando com ajuda da família Kawamoto, dessa vez com o olhar presente e com as cores surgindo, o que nos faz pensar em uma tentativa de sair do próprio mundo fechado, se arriscando a enfrentar novos desafios.



As prévias dos episódios seguintes traziam sempre cenas reais com recursos visuais que os assemelham a pinturas, talvez buscando mostrar a proximidade existente ente vida e arte, aspecto que o anime não deixa de fazer o tempo todo.

Na casa de Araki, Hina e Momo Kiriyama encontra o que de mais próximo ele sente em relação a uma família, visto que na casa dos Kouda, sua família adotiva, não havia ambiente de acolhimento, mas de desconfiança e incerteza.

Aos que gostam do gênero drama, é obra quase que obrigatória. Quem gostou de acompanhar obras como Natsume Yujinchou, Showa Genroku Rakugo Shinju, Kanojo to Kanojo no Neko: Everything Flows, certamente terá estima por Sangasu no Lion.

 
Avaliação Geral: 5 sentiment_very_satisfied - Animação: 5 sentiment_very_satisfied - Trilha Sonora: 5 sentiment_very_satisfied - Enredo: 5 sentiment_very_satisfied - Personagens: 5 sentiment_very_satisfied

Termos de Uso - DMCA Notification - Regras do Site - Alterar Tema
© 2020 Dream Animes - Carregado em: 0.031653881072998